Tela

Lançado pela MiMi Records, label que tem como objectivo divulgar o que se faz em Portugal e no Japão relativamente às novas tendências da música, Tela é o primeiro disco assumido de Svayam quase 100% electrónico, explorando a reciclagem de samples sonoros, numa linguagem marcada pelo ambient, o drone e o soundscape.
Com texto de André Calvário:
Porque é que a perfeição é sempre Dó maior? Ecos nítidos abalroam-nos na fragilidade tépida dos ossos. Um deambular cambaleante retoma o seu caminho recto e o congela. Agora é a curva do calor que me protege e me deixa no conforto do que conheço. Os ecos aumentam, a textura cresce. É tempo de sair. Num súbito, tudo regressa.
A viagem começa da decisão concreta do tempo. É nela que se encerra a paz e o martírio dos campos tintados de carmim. Uma aproximação, severa e tomada por forças. Dimensão e relevo caem como pingos da posteridade e do que vem depois. Não há caminho, não há destino. Errático nervo satírico. Reencontrámo-nos e agora aceleramos.
A concentração-densidade do conceito de fronteira. Suspensão cromática das ondas, que sibilam como pequenas atmosferas dinâmicas. Inserção textural de notas em osmose inversa e formações constantes em tensão.
Aquele sentimento de cair do sonho-acordar onde jazem as variações rítmicas: no túnel, traduzimos o sabor da lembrança. Deixar cair. A confirmação da sensatez dissipa-nos todas as dúvidas, sejam elas nossas e as dos demais. Voltamos à perfeição, e tudo se completa. Sossegados, encontramo-nos separados.
A realidade em reverso.